Programação
Serão 04 encontros, sempre no horário das 19h30 às 21h30.
AULA 1
10 de novembro
(quinta-feira)
Os diferentes tipos de revisão bibliográfica para o seu trabalho científico
Sobre o professor:
Adriano Codato é professor associado de Ciência Política na Universidade Federal do Paraná e pesquisador do CNPq. Atualmente é o coordenador adjunto da Área de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES e editor-chefe da Revista de Sociologia e Política. Dirige o Observatório de elites políticas e sociais do Brasil. É um dos fundadores e preside o Instituto pela Comunicação Científica.
Conteúdo da aula
Revisões de literatura são fundamentais para providenciar não só o contexto intelectual no qual nosso estudo está inserido, mas o que se escreveu de importante sobre um assunto antes de nós. Nas Ciências Sociais, o mais comum são revisões do tipo narrativo. Contudo, há um movimento inicial em direção a revisões de escopo e a revisões sistemáticas, utilizadas em especial na área de Saúde. Elas são particularmente adequadas para enfrentar o volume atual de publicações sobre determinado tópico de estudo também em Ciências Política. No que elas são diferentes? Onde elas são aplicáveis? O objetivo desta aula é apresentar os princípios e instruir a prática de diferentes tipos de revisão da literatura e discutir as potencialidades de sua aplicação nas Ciências Sociais.
Tópicos de abordagem:
- O que são e para que servem revisões bibliográficas
- Os tipos de revisão e suas características
- Como fazer revisões bibliográficas hoje
AULAS 2 e 3
17 e 18 de novembro
(quinta e sexta-feira)
Aprimorando seu levantamento bibliográfico a partir de fontes de informação eletrônicas
Sobre a professora:
Cristiane Sinimbu Sanchez é doutoranda em Comunicação pela UFPR. Mestra em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR. Bacharela em Biblioteconomia e especialista em Biblioteca Escolar pela UFAM. Bibliotecária lotada na Biblioteca de Ciências da Saúde da UFPR. Presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia da 9ª Região, gestão 2021-2023. Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Democracia Digital (COMPADD) e o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Participação Política (COMPA).
Conteúdo das aulas
Capacitar o/a discente a realizar levantamento bibliográfico em fontes de informação eletrônicas, a partir da elaboração e aplicação de estratégias de busca sensibilizada, com gerenciamento dos resultados.
Tópicos de abordagem:
- Estratégia de busca sensibilizada: definição de palavras-chaves, termos de busca, combinação com operadores booleanos, expressões e sinais;
- Fontes de informação eletrônicas indicadas para Humanidades;
- Gerenciamento dos resultados
AULA PRÁTICA
25 de novembro
(sexta-feira)
Mentoria
Sobre a professora:
Evelise Zampier da Silva é doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná. Seus temas específicos de pesquisa são: transferência e difusão de políticas públicas, federalismo e relações intergovernamentais. Nesses tópicos, tem se dedicado à análise do campo científico, utilizando, como instrumentos de pesquisa, revisões da literatura e bibliometria. É pesquisadora do Laboratório de Análise do Campo Científico - LaCC/UFPR.
Conteúdo da aula
Esta aula será destinada ao atendimento de dúvidas e ao direcionamento prático dos conteúdos aprendidos em aulas anteriores.
Sobre o professor:
Rodrigo da Silva é doutorando em Ciência Política pela UFPR. Graduando em Ciência Política pela Uninter e formado em História (2020 - PUC-PR). É editor-executivo da Revista de Sociologia e Política. Integrante do Observatório de elites políticas e sociais do Brasil e do Núcleo de Sociologia Política, além do LaCC/UFPR, laboratório de análise do campo científico. Desenvolve pesquisas relacionadas à análise cientométrica e revisões de literatura de temas da Ciência Política.
Adriano Codato
Editor fundador da Revista de Sociologia e Política.
Cristiane Sinimbu Sanchez
Bibliotecária. Doutoranda em Comunicação pela UFPR.
Evelise Zampier
Diretora social do Instituto pela Comunicação Científica
Rodrigo da Silva
Diretor administrativo do Instituto pela Comunicação Científica
Perguntas Frequentes
Qual o formato das aulas?
Online e síncronas.
As aulas são gravadas?
Não.
Como eu acesso as aulas?
O link de acesso será enviado a você na semana da aula, via e-mail cadastrado no momento da compra do curso.
É possível tirar dúvidas com o(a) professor(a)?
Sim, ao final de cada aula o(a) professor(a) disponibilizará um momento para responder dúvidas.
Receberei certificado de participação?
Sim. Com a seguinte condição: você deve participar de pelo menos 3 aulas para receber seu certificado.
Métodos de pagamento
Você pode adquirir o curso via PayPal ou Pix.
Chave pix CNPJ: 47.487.355/0001-10 em nome de Instituto Pela Comunicação Científica. Se optar pelo pagamento via pix, envie o comprovante para ippec.adm@gmail.com com seu nome completo e e-mail que deseja receber o acesso às aulas.