Histórico
A Revista de Sociologia e Política é uma publicação trimestral da área de Ciência Política. Foi criada em fins de 1993.
Aberta ao debate científico, a Revista é um veículo pluralista de divulgação dos resultados de pesquisa obtidos por sociólogos(as) e cientistas políticos(as). Recebe submissões de modo contínuo e publica artigos originais e ensaios bibliográficos, preferencialmente em português.
São de seu escopo, manuscritos cujo tema principal seja a prática política de agentes sociais. As contribuições das diversas disciplinas das Ciências Humanas são bem-vindas. Elas podem tomar a forma de análises de discursos teóricos, investigações históricas e, especialmente, pesquisas empíricas. Possui três seções fixas distintas: uma seção de “Artigos Originais”, uma seção de “Ensaios bibliográficos” e uma seção de “Governança e Políticas Públicas”.
Com duas edições anuais, do número 1 (novembro de 1993) ao número 29 (novembro de 2007) as referências bibliográficas da Revista de Sociologia e Política incluíam apenas os números. A partir da edição de junho de 2009, a Revista passou a ser indicada com volume e número: v. 16, n. 30. A partir de 2008 passou a identificar os volumes, e entre 2008 e 2010 publicou três fascículos por volume. Entre 2011 e 2021 lançou quatro fascículos por volume, e a partir de 2022 passou a adotar o sistema de volume único, sem identificação de fascículos.
Atualmente, suas publicações são mantidas e editadas pelo Instituto pela comunicação científica em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. A abreviatura de seu título é Rev. Sociol. Polit., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.
ISSN da versão Online: 1678-9873
ISSN da versão impressa: 0104-4478
Política de acesso livre
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso promove maior alcance dos trabalhos, aumentando sua circulação e citação na comunidade. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Política de ética
A Revista de Sociologia e Política apoia os códigos de conduta científica do Committee on Publication Ethics (COPE), bem como as diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.
Propriedade intelectual
O conteúdo da Revista de Sociologia e Política está licenciado de acordo com a Creative Commons (atribuição tipo CC BY 4.0 ), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Todo o acervo do nosso periódico é de acesso livre e aberto. Os autores concedem os direitos autorais dos seus manuscritos para a Revista.
Fontes de indexação
Os artigos publicados na Revista de Sociologia e Política são indexados ou resumidos por:
- C S A Political Science & Government Abstracts
- CLASE. Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades
- Dataíndice: Banco de Dados Bibliográficos
- HAPI. Hispanic American Periodicals Index
International Bibliography of the Social Sciences
- International Political Science Abstracts/Documentation
- Politique Internationale
Political Science Abstracts
- Red ALyC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe Ciencias Sociales y Humanidades
- SciELO Citation Index
- Web of Science (formerly ISI Web of Knowledge)
- Social Services Abstracts
- Sociological Abstracts
- Ulrich's International Periodicals Directory
Arquivamento: a revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivamento distribuído entre as bibliotecas participantes e permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes da revista para fins de preservação e restauração.
Confira os destaques
Fique por dentro das nossas atividades!